• Bruno Lobão

Restam oito: o que esperar das quartas da Champions

Restam oito sobreviventes! Nesta semana, entre os dias 12 e 15 de agosto, ocorrerão os jogos das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Com promessa de muita emoção, as equipes classificadas se enfrentarão em jogo único com sede fixa, sem a presença de público, visando seguir todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. Jogando em Lisboa, Barcelona, Bayern de Munique, PSG, Atalanta, Atlético de Madrid, RB Leipzig, Manchester City e Lyon batalharão por duas vagas na grande decisão do dia 23, na mais "espremida" Champions League da história. 

Foto: Getty Images

QUARTAS DE FINAL

  • C4: Atalanta x PSG - 12/08 - Estádio da Luz

  • C2: Atlético de Madrid x RB Leipzig - 13/08 - Estádio José Alvalade

  • C3: Bayern de Munique x Barcelona - 14/08 - Estádio da Luz

  • C1: Manchester City x Lyon - 15/08 - Estádio José Alvalade

SEMIFINAIS

  • Vencedor C4 x Vencedor C2 - 18/08 - Estádio da Luz

  • Vencedor C3 x Vencedor C1 - 19/08 - Estádio José Alvalade 

Todos os jogos ocorrerão às 16h, horário de Brasília, com transmissão do canal TNT.

Foto: Divulgação/UEFA

ATALANTA x PSG Embalada pelo ótimo final de temporada, a Atalanta chega motivada e pronta para continuar escrevendo sua história diante do Paris Saint-Germain. Com um futebol ofensivo de primeira linha, a equipe italiana conta com ótimos jogadores de frente como Papu Gómez, Duván Zapata, Luís Muriel e o esloveno Iličić , que é desfalque por problemas pessoais. Vindo de uma sequência de apenas uma derrota nos últimos 20 jogos, os comandados de Gasperini chamam atenção pela grande quantidade de gols (média de 2,4 por jogo na temporada) e pela enorme variação de jogadas e triangulações no último terço do campo, o que torna o modesto clube de Bérgamo como uma das potências ofensivas da Europa no momento. Mesmo com uma defesa relativamente "frágil", a Atalanta tem tudo para fazer um grande jogo nesta quarta feira em Lisboa.

Leia também: https://www.onagaveta.com.br/amp/os-segredos-da-atalanta-de-gasperini?__twitter_impression=true

Prováveis escalações de PSG x Atalanta. Via: TacticalPad

Um dos favoritos ao título, o PSG joga para superar traumas recentes e a sina de "fracasso" em Liga dos Campeões. Depois de três temporadas seguidas sendo eliminada nas oitavas de final, a equipe de Thomas Tuchel superou esse "fantasma" ao bater o Borussia Dortmund no Parc des Princes, e finalmente avançou na competição. Caso passe pelas quartas de final, o Paris Saint-Germain chegará em seu ponto mais longínquo na história da competição, e os astros Neymar, Mbappé, Icardi e companhia querem mostrar que estão prontos para levar a taça para Paris pela primeira vez. Mesmo com o cancelamento da Ligue 1, o time fez  sua parte e conquistou dois títulos nas duas partidas oficiais que disputou, além das diversas goleadas nos amistosos. Por mais que seja um jogo imprevisível pela imensa qualidade das duas equipes, o PSG chega com um leve favoritismo por contar com mais estrelas no elenco, e principalmente, o camisa 10 decisivo: Neymar Júnior.  ATLÉTICO DE MADRID x RB LEIPZIG Depois de bater na trave duas vezes contra o seu maior rival, o Atlético de Madrid tenta, nessa edição, conquistar a última taça que falta à Diego Simeone. Após eliminar o atual campeão Liverpool com duas vitórias, sendo uma delas na prorrogação, o Atleti mostrou muita raça e aplicação defensiva, sendo um time encardido, duro de jogar contra. Além disso, o sistema de jogo único favorece os Colchoneros, que se mostrou capaz de segurar na famosa "retranca" equipes consideradas mais fortes no papel. Mas, o futebol de "El Cholo" não é somente defesa. Com contra-ataques rápidos e sempre em direção ao gol, a equipe surpreendeu em Anfield e conseguiu encaixar grandes jogadas em velocidade, aproveitadas por Llorente, grata surpresa dessa temporada. Por ter mais experiência na competição e atravessar um bom momento, o Atlético chega com uma pequena margem de favoritismo para o confronto, mas que pode ir por água abaixo a qualquer momento em caso de um simples erro individual de sua consistente defesa.

Prováveis escalações de Atl. Madrid x RB Leipzig. Via: TacticalPad

Em ascensão no cenário alemão e europeu, o RB Leipzig é estreante em mata-mata nessa temporada de Liga dos Campeões, e vem com muito apetite para seguir fazendo história. Mesmo com a perda de sua principal estrela, Timo Werner, para o futebol inglês, a equipe comandada por Julian Nagelsmann se mostrou muito regular durante toda Bundesliga, conquistando, inclusive, vaga direta para a Champions League da próxima temporada. Fundada em 2009 e na elite do futebol alemão desde 2016, o Leipzig entra nesse duelo como "franco-atirador", mas conta com o talento do austríaco Marcel Sabitzer e do espanhol Dani Olmo para tentar avançar de maneira histórica na competição. Pelas características de jogo do adversário, não será surpresa se o RB controlar as ações iniciais da partida, mas precisa ficar atento com os contra-ataques letais puxados pela forte equipe espanhola. BAYERN DE MUNIQUE x BARCELONA Com status de "time a ser batido" nessa Champions, o Bayern chega motivado após outra goleada sobre o Chelsea, dessa vez por 4 a 1. Na partida de sexta, Hans Flick deve escalar o que tem de melhor para esse duelo de gigantes, e corre contra o tempo para contar com Pavard e Coman, machucados no último jogo. Com o faro de gol de Lewandowski, a genialidade nos passes de Thomas Müller e a velocidade de Gnabry, os bávaros apostam no jogo coletivo para bater o Barcelona e avançar para sua sétima semifinal em nove anos. Campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha, os bávaros buscam encerrar uma temporada "quase" perfeita com o título da Liga dos Campeões e repetir 2012/13, quando também conquistaram a tríplice coroa.

Prováveis escalações de Bayern de Munique x Barcelona. Via: TacticalPad

Depois de uma boa vitória sobre o Napoli na última partida, o Barcelona tenta provar o seu valor no que pode ser considerado o jogo mais difícil da temporada. Com Setién pressionado, os culés contam com o retorno de Busquets e Vidal no meio campo, buscando a consistência necessária para segurar o fortíssimo ataque do Bayern de Munique. Liderado pelo talento de Lionel Messi - melhor em campo no último sábado - os catalães vêm com "sangue nos olhos" e discurso de união do elenco, a fim de evitar sua primeira temporada sem títulos na década. O camisa 10 junto com o paredão Marc Ter-Stegen são as principais apostas da equipe para esse jogo decisivo. MANCHESTER CITY x LYON Tentando espantar a "maldição das quartas", o Manchester City chega com muita moral para o duelo contra o Lyon. Depois de eliminar o maior campeão, Real Madrid, com duas vitórias, a equipe comandada por Pep Guardiola segue firme em busca do tão sonhado título europeu. Caso avance no sábado, os citizens irão igualar sua melhor marca no torneio, chegando à semifinal pela segunda vez na história. Sobre o jogo, é esperado que, embora favorita, a equipe inglesa tenha trabalho para furar o sistema defensivo do adversário, que vem demonstrando muita organização ao longo da temporada. Para isso, conta com o talento dos astros De Bruyne, Gabriel Jesus, Sterling e companhia, que estão jogando muita bola nessa Champions League.

Prováveis escalações de Man. City x Lyon. Via: TacticalPad

Após surpreender a poderosa Juventus de Cristiano Ronaldo nas oitavas, o Lyon segue com desejo de fazer história. Entrando como azarão no duelo, o time comandado por Rudi García aposta no 3-5-2 como trunfo para anular as ações ofensivas do rival, uma tarefa nada fácil. Com uma rápida transição orquestrada pelo brasileiro Bruno Guimarães, a equipe francesa deve jogar "por uma bola", aproveitando os espaços deixados pela defesa dos citizens nos contra-ataques. Referência técnica do time, Memphis Depay, recuperado de lesão, deve atuar mais uma vez na linha de frente dos 'Les Gones', mas ainda não tem seu parceiro de ataque definido. Terminando a Ligue 1 na sétima posição, o Lyon não disputará nenhuma competição internacional na próxima temporada, o que não acontecia desde 1997/98. Por esse motivo, a Liga dos Campeões é a única chance da equipe de continuar escrevendo sua história pelos gramados da Europa. 


0 comentário