• Lucas Peres

Relembre cinco grandes viradas do futebol na última década

Atualizado: Mar 3


Sergi Roberto após marcar o gol que garantiu a virada e a classificação ao Barcelona - Imagem/reprodução trivela.com

O futebol é um esporte repleto de emoção e momentos inacreditáveis. Como diria o ditado: “o futebol é uma caixinha de surpresas”. Muitas vezes já vimos partidas em que o resultado já parecia decidido e em questão de minutos, ocorre uma virada até então impossível.


Com estes momentos em mente, trazemos uma lista com cinco das grandes viradas do futebol nos últimos anos.


5) Ajax 1 x 3 Tottenham – Semifinal da Champions League 18/19


Em uma campanha para ficar na história do clube, o Tottenham chegou à final da edição anterior da Liga dos Campeões, mas isso não quer dizer que o caminho foi fácil.

Enfrentando o tradicional Ajax pelas semifinais da competição, a equipe inglesa perdeu o primeiro jogo em casa por 1 a 0. Na partida de volta, na Holanda, viu os holandeses aumentarem a vantagem aos 4 minutos de jogo, e supostamente decidirem a partida aos 35, com o 2 a 0. Porém, no segundo tempo, Lucas Moura entraria em campo e protagonizaria uma virada histórica para os Spurs. Com um Hat-Trick do brasileiro, o Tottenham elimina o Ajax e vai para sua primeira final de Champions na história.


4) River Plate 1 x 2 Flamengo – Final da Copa Libertadores da América 2019


A final da última Copa Libertadores também contou com uma virada pouco provável. Em uma partida para ficar na história, o Flamengo conquistaria o Bi da América em cima do River Plate, campeão da edição anterior.

Em campo, os argentinos abriram o placar aos 14 minutos de partida, e dominaram a equipe rubro-negra durante a primeira etapa. Já no segundo tempo, o Flamengo conseguiu equilibrar a partida, mas não conseguiam chegar com perigo ao gol adversário. Aos 42 minutos do segundo tempo, Arrascaeta acharia Gabriel na pequena área, que empataria a partida. Embalados pelo gol, bastou menos de três minutos para que Gabigol marcasse mais uma vez, virando a partida e conquistando o título.



3) Liverpool 4 x 0 Barcelona (4x3 agregado) – Semifinal da Champions League 18/19

A Champions com certeza foi palco de muitas viradas que ficaram marcadas na história do futebol. Não apenas o Tottenham chegaria à final com uma virada improvável, mas o Liverpool também operaria um milagre rumo ao título. Desta vez, a vítima seria o Barcelona de Lionel Messi.

O primeiro confronto, realizado no Camp-Nou, seria marcado por uma goleada da equipe catalã, que iria para a Inglaterra com o 3 a 0 de vantagem. Já na segunda partida, os Reds precisaram de apenas 7 minutos para abrir o placar com gol de Origi e colocar fogo na partida. O restante do primeiro tempo foi equilibrado, com Alisson e Ter Stegen trabalhando bastante. Na segunda etapa, o Liverpool voltaria para campo com o holandês Wijnaldum, que aos 9 minutos marcaria o segundo gol e, dois minutos depois, igualaria o placar da primeira partida, restando apenas um gol para a classificação. Aos 34 minutos da etapa complementar, o jovem Alexander-Arnold aproveitaria da distração da defesa da equipe espanhola, para cobrar um escanteio no pé de Origi, que marcaria seu segundo gol na partida e classificaria o Liverpool para a final.



2) Santos 4 x 5 Flamengo - 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011

Se tem uma partida de futebol que ficou marcada na história dos brasileiros, com certeza seria o confronto entre Santos e Flamengo, pelo Brasileirão de 2011. A partida teve o confronto de duas lendas do futebol brasileiro. Pela equipe paulista, Neymar Jr. Ainda dava seus primeiros passos rumo ao craque que é hoje. Do lado carioca, Ronaldinho Gaúcho retornara ao Brasil após fazer história na Europa.

A partida iniciou pegando fogo. Aos 5 minutos Borges abriria o placar para o peixe e aos 15 ampliaria após belo passe de Neymar. Falando em Neymar, o garoto que tinha apenas 19 anos faria um gol que lhe renderia o prêmio Puskás na temporada. Com apenas 25 minutos de jogo, o Santos já fazia 3 a 0 no Flamengo, que começaria a reagir três minutos depois, com gol de Ronaldinho Gaúcho. Ainda no primeiro tempo, Thiago Neves e Deivid empatariam o jogo para o Rubro-Negro, que ainda contou com o goleiro Felipe defendendo pênalti cobrado por Elano. No segundo tempo, foram necessários apenas 5 minutos para que Neymar colocasse o Santos na frente novamente. Aos 21 minutos, Ronaldinho, em uma cobrança de falta com a genialidade que só o bruxo tem, igualaria novamente a partida após chutar a bola por baixo da barreira. Ainda com tempo para virar a partida e marcar o confronto na história do futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho novamente marca para o Flamengo, chegando a seu terceiro gol na partida e dando a vitória aos cariocas por 5 a 4.



1) Barcelona 6 x 1 Paris Saint-Germain – Oitavas de final da Champions League 16/17

A Champions League da temporada 16/17 ficou marcada na história do futebol como palco de uma das maiores remontadas que o mundo já viu. O Barcelona do trio MSN, após perder a primeira partida das oitavas por 4 a 0, precisava vencer por 5 gols de diferença para avançar. Com uma das maiores atuações da carreira do brasileiro Neymar, a equipe catalã conseguiria a classificação que era considerada impossível.

Em campo, bastaram 3 minutos para Suárez abrir o placar após trapalhada da defesa adversária. Parecia que o Barcelona iria à todo vapor para cima do PSG no primeiro tempo, mas o jogo havia amornado até os 40 minutos, onde Iniesta aproveitou outro vacilo da defesa e de calcanhar, toca a bola que acaba desviando no lateral Kurzawa, que marca contra o próprio gol. Os espanhóis voltam para o segundo tempo precisando de três gols, e aos dois minutos, Neymar sofre pênalti que Messi converte. O sonho que parecia realidade logo recebeu um banho de água fria, quando Cavani, aos 17 minutos da etapa complementar, marca para a equipe francesa, dificultando ainda mais a vida do Barça. A partir deste momento, brilhou a estrela de Neymar, que aos 43 minutos faria um belo gol de falta e três minutos depois, converteria um pênalti sofrido por Suárez. Com o sonho mais vivo do que nunca, já aos 50 minutos de partida, Neymar cruza a bola na área e encontra Sergi Roberto, que desvia e completa a virada histórica da equipe catalã, que acabou vencendo a partida por 6 a 1 e se classificou para as quartas de final.




Leia também:

Opinião: Um Flamengo com muitas mudanças e quase nenhum resultado https://www.onagaveta.com.br/post/opini%C3%A3o-um-flamengo-com-muitas-mudan%C3%A7as-e-quase-nenhum-resultado


Conheça os melhores jogadores da temporada 19/20 https://www.onagaveta.com.br/post/conhe%C3%A7a-os-melhores-jogadores-da-temporada-19-20

Conheça os jovens que reinaram na temporada 19/20 https://www.onagaveta.com.br/post/conhe%C3%A7a-os-jovens-que-reinaram-na-temporada-19-20



0 comentário