Quem é o melhor jogador do Brasil atualmente?


Hoje (21), teremos o inicio da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, como todos sabem estamos chegando próximo da metade do campeonato. Pensando nisso, resolvi eleger, em minha opinião, quem é o melhor jogador do país na atualidade.


Para análise, resolvi levar em consideração um emaranhado de coisas. Dentre elas estão a regularidade do atleta, seus números na atual temporada, além da qualidade técnica-tática. Vale ressaltar que a escolha a ser feita aqui é relacionada ao atual momento e não levarei em consideração o histórico do jogador na competição. Entendo que é um recorte complicado a se fazer e se entender, entretanto, não impossível.


Troféu Bola de Prata da ESPN - Foto: Divulgação.


Ao meu ver, ao entrar nessa discussão não podemos deixar de, ao menos, lembrar de três jogadores, são eles: Thiago Galhardo, Marinho e Éverton Ribeiro. Ambos vivem ótimo momento na carreira e vem ajudando seus respectivos clubes a vencerem partidas e figurarem na parte de cima da tabela.


Antes de começar a análise, fica a ressalva de que todos os números coletados para a mesma, foram retirados do site Transfermarkt. Dito isso vamos às vias de fato.


Thiago Galhardo


Foto: Ricardo Duarte|Inter.


O jogador natural de São João Del Rey em Minas Gerais, chegou ao time de Porto Alegre nessa temporada, mas pela forma que vem jogando parece estar no clube faz anos. Ele está muito bem adaptado a maneira como seu treinador joga, a sua, não tão, nova posição e ao ambiente como um todo.


É verdade que o jogador não teve um início brilhante, começou como reserva, mas sempre acabava por entrar nas partidas, porém rapidamente se adaptou e começou a mostrar seu bom futebol ao lado de Paolo Guerrero. Foi quando o peruano se lesionou, que o mineiro se tornou o cara do Inter. Até o momento ele coleciona impressionantes 20 participações diretas em gols (14 gols e 6 assistências) em 23 partidas. Além de se mostrar polivalente e jogar em várias posições do meio para frente, Thiago tem mostrado faro de gol e refino em seus passes e finalizações, além de um inteligência para jogar o jogo, acima dos padrões atuais do país.


Aos que se questionam sobre a regularidade do jogador, nos últimos cinco jogos o artilheiro balançou as redes em cinco oportunidades, não marcou gol apenas no confronto diante do Sport, na Ilha do Retiro, no entanto deixou sua assistência para um dos gols da equipe.


Marinho


Foto: Ivan Storti|Santos.


Marinho vem se mostrando um líder dentro e fora de campo no Santos, o atacante alagoano tem mostrado que pode ir muito além dos tão famosos "memes". Vivendo boa fase desde o ano passado, quando foi treinado por Sampaoli, que inclusive o jogador diz ter sido quem o ensinou a jogar futebol, ele assumiu o posto de se tornar a grande referência santista em meio a uma crise financeira e dar a resposta em campo. Com Jesualdo no comando, o jogador de 30 anos, não vinha sendo utilizado, na maioria das vezes entrava nos jogos vindo do banco, foi somente na fase final do estadual em que ele tomou conta da posição e começou a engrenar.


Já são 19 participações diretas em gol (15 gols e 4 assistências) em 21 partidas que vem fazendo a equipe do litoral paulista se manter entre os primeiros colocados do campeonato nacional. Uma coisa que preocupa é dependência que a equipe tem dele, nos últimos 3 jogos ele não pode estar em campo para ajudar seus companheiros, o resultado foram duas vitorias apertadas contra adversários ditos inferiores, além da derrota para o Atlético - GO. Assim como seu companheiro citado acima, Marinho tem mostrado qualidade técnica e muita confiança em si.


Tanto Galhardo quanto ele vivem fases tão similares que até em regularidade os números se assemelham, nos últimos cinco jogos em que jogou, o atacante alvinegro marcou 5 vezes e só não marcou em um jogo.


Éverton Ribeiro


Foto: Getty Images.


Muitos dizem que Éverton Ribeiro ainda é o melhor jogador do Brasil, eu tenho que concordar, num geral o meia rubro negro é o melhor jogador atuando em terras brasileiras, na ultima década, disparado. Mas, como dito anteriormente, estou aqui para analisar um recorte de tempo curto, menor que uma temporada e mesmo assim o jogador se destaca.


Os números não impressionam tanto são 12 participações diretas (5 gols e 7 assistências) em gols do clube em mais de 20 jogos. Contudo, sabemos que o jogador nunca foi reconhecido pelos números, nunca foi o jogador da última bola e sim da criação da jogada para a mesma ocorrer e isso é inegável, ele faz muito bem. Na temporada passada, o camisa 7 participou ativamente de 15 gols, sendo 5 gols e 10 assistências, número bem próximo ao da atual, que ainda está em sua metade. Isso só mostra um maior protagonismo dele no jogo do Flamengo e quer queira, quer não, o clube começou a melhorar depois que ele se adaptou ao estilo de jogo de Dome.


Mesmo com tudo isso, tenho que ser justo e admitir que o jogador teve um começo de temporada bastante conturbado, assim como o resto de seu clube e por isso vejo ele um pouco atrás dessa disputa, ao menos por enquanto


Conclusão


Como dito acima, seria injusto da minha parte optar por Éverton nesse período, afinal dentre os três, ele até o momento, é o mais irregular. Sendo assim resta decidir entre os dois primeiros.


Num contexto geral e analisando tudo que propus analisar, em minha opinião, o melhor jogador do Brasil é Thiago Galhardo, pois vejo ele ocupando mais lugares no clube do sul e estando em melhor forma tecnicamente e taticamente falando.

Leia Também:


Cinco jogadores que disputaram a UEFA Champions League e você não se lembra

https://www.onagaveta.com.br/post/cinco-jogadores-que-disputaram-a-uefa-champions-league-e-voc%C3%AA-n%C3%A3o-se-lembra


Por que França e Uruguai são tão próximos no futebol?

https://www.onagaveta.com.br/post/por-que-fran%C3%A7a-e-uruguai-s%C3%A3o-t%C3%A3o-pr%C3%B3ximos-no-futebol


Quem é o melhor técnico do futebol brasileiro?

https://www.onagaveta.com.br/post/quem-%C3%A9-o-melhor-t%C3%A9cnico-do-futebol-brasileiro

0 comentário