• Bruno Lobão

Oitavas da Champions League: Confira como chega cada equipe após a paralisação

Atualizado: 7 de Ago de 2020

Pode comemorar, torcedor! A Liga dos Campeões está de volta! Depois de quase cinco meses paralisada devido à pandemia do novo coronavírus, a maior competição de clubes do mundo retorna com um formato diferente. Correndo contra o tempo para fechar a temporada européia, a UEFA anunciou um sistema "tiro curto", com jogos únicos e sede fixa a partir das quartas de final. Em caso de empate, a decisão vai diretamente para os pênaltis, sem prorrogação. Vale lembrar que ainda restam quatro partidas das oitavas de final a serem disputadas, e elas ocorrerão nos estádios dos times mandantes.

Foto - Agência Reutes

JOGOS DE VOLTA - OITAVAS DE FINAL:

  • Manchester City x Real Madrid (ida: 2x1) - 07/08 - Etihad Stadium

  • Juventus x Lyon (ida: 0x1) - 07/08 - Allianz Stadium

  • Barcelona x Napoli (ida: 1x1) - 08/08 - Camp Nou

  • Bayern de Munique x Chelsea (ida: 3x0) - 08/08 - Allianz Arena

Todos os confrontos ocorrerão às 16h (horário de Brasília), e você pode conferi-los através do canal TNT ou no Facebook do Esporte Interativo.

MANCHESTER CITY x REAL MADRID Após a grande vitória por 2 a 1 fora de casa, o Manchester City chega ao confronto decisivo com a vantagem do empate, podendo até perder por 1 a 0 para se classificar. Embalado pelo ótimo aproveitamento desde a volta do futebol na Europa, a equipe de Pep Guardiola venceu 9 dos 12 jogos que fez até o momento, marcou 36 gols e sofreu apenas 6. O destaque do time na temporada é o meia Kevin De Bruyne, que chegou à incrível marca de 20 assistências em uma só edição de Premier League, igualando Thierry Henry na temporada 2003/04. Certamente o camisa 17 é um dos candidatos ao prêmio de melhor do mundo da FIFA, e tem tudo para conduzir os Citizens à uma campanha memorável na Liga dos Campeões. 

Prováveis escalações de Manchester City (azul) x Real Madrid (branco) - Via: TacticalPad

O Real Madrid, por sua vez, vive a melhor fase desde a volta do técnico Zinedine Zidane. Com 10 vitórias e 1 empate nos últimos 11 jogos, os merengues apostam na eficiência do jogo coletivo para reverter a desvantagem no confronto, e usam como trunfo o retorno de Eden Hazard. O destaque do time até aqui é Karim Benzema, que vive o melhor momento de sua carreira. Somando todas as competições, o atacante francês já marcou 26 gols, e pode ampliar essa marca sexta-feira, no Etihad. No entanto, os espanhóis terão um desfalque e tanto para esta partida: Sérgio Ramos. Expulso no jogo de ida, o camisa 4 cumpre suspensão e não poderá atuar no jogo mais importante da temporada.


JUVENTUS x LYON Com um futebol longe do ideal, a Juventus chega como uma das equipes mais pressionadas desse mata-mata. Após perder o primeiro jogo por 1 a 0, a equipe comandada por Maurizio Sarri precisará fazer uma partida impecável, e qualquer gol sofrido pode significar a eliminação precoce nas oitavas de final. Embora tenha conquistado o título italiano, a 'Veccia Signora' não encantou, vencendo apenas 6 dos 14 jogos que fez desde a volta do futebol na Europa. Além disso, foram 4 derrotas e 4 empates, sendo uma delas na decisão da Copa da Itália, contra o Napoli, nos pênaltis. Mesmo com a evidente má fase, não se pode subestimar uma equipe com tantos craques, principalmente quando se trata de Cristiano Ronaldo. O português é a maior esperança de gols da equipe (marcou 35 na temporada) e seu histórico decisivo em Champions League pode fazer a diferença no duelo da próxima sexta-feira. Douglas Costa e Dybala, machucados, devem desfalcar os italianos nessa decisão.

Prováveis escalações de Juventus (preto) x Lyon (branco) - Via: TacticalPad

Mesmo com a vantagem construída em seu estádio, o Lyon vem como uma "incógnita" para  os 90 minutos finais. Com o cancelamento do Campeonato Francês, os 'Les Gones' fizeram apenas amistosos, entre os dias 4 e 24 de julho, e jogaram a final da Copa da Liga contra o PSG. Embora tenha sido derrotada nos pênaltis, a equipe de Rudi Garcia mostrou muita organização dentro de campo, com uma defesa sólida e um ataque veloz, criando boas oportunidades durante o tempo regular. Nesse time, vale destacar a excelente fase da dupla de meio-campo Bruno Guimarães e Houssem Aouar, que fizeram a diferença na partida de ida com grandes atuações. Além deles, o goleiro português Anthony Lopes vive ótimo momento, fechando o gol na última partida e evitando a derrota no tempo normal. 

BARCELONA x NAPOLI Vivendo seu pior momento na década, o Barcelona corre risco de terminar a temporada sem título pela primeira vez nos últimos 12 anos. Mesmo com contratações caríssimas, como foi o caso de De Jong e Griezmann, os Culés tiveram diversos problemas dentro e fora de campo ao longo do Campeonato Espanhol, o que acarretou no vice-campeonato para o seu maior rival Real Madrid. A crise política no clube e a insatisfação do elenco com o treinador Quique Setién colocam em cheque uma classificação que parecia provável quando anunciado o confronto. Jogando em seus domínios, o Barça precisa de uma vitória por qualquer placar para conseguir a classificação, ou um simples empate sem gols, já que ficou no 1 a 1 no jogo de ida. Para isso, conta com o talento do atual melhor jogador do mundo Lionel Messi, que juntamente com Ter-Stegen tem decidido partidas complicadas a favor da equipe catalã. Sergio Busquets e Arturo Vidal, suspensos, são desfalques certos para essa partida decisiva.

Prováveis escalações de Barcelona (roxo) x Napoli (azul) - Via: TacticalPad

Com a obrigação de vencer fora de casa - ou empatar, desde que marque 2 ou mais gols - o Napoli chega como azarão nesse duelo. Sem Insigne, machucado, os comandados de Gennaro Gattuso têm uma missão ainda mais difícil, e precisará de uma "partida perfeita" para sair com a vaga. Nos 14 jogos que fez desde o retorno, o clube italiano somou 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, além de ter levantado a taça da Copa da Itália nesse tempo. Mas, o futebol apresentado também não foi dos melhores. Como o 0 a 0 não favorece, a expectativa é que a equipe napolitana vá para cima em busca de gols, o que pode tornar o jogo aberto com boas chances para os dois lados.

BAYERN DE MUNIQUE x CHELSEA Sem sombra de dúvidas o Bayern de Munique é um dos grandes favoritos ao título da Liga dos Campeões esta temporada. Com o futebol mais vistoso da Europa no momento, a equipe da Baviera venceu todos os 12 jogos que fez desde o retorno, e conquistou a Bundesliga e a Copa da Alemanha com sobras. Carregando uma ampla vantagem que construiu no jogo de ida (3 a 0), o time comandado por Hans Flick já está com "um pé e meio" nas quartas, e enfrentará o vencedor de Barcelona x Napoli. Lewandowski, artilheiro do time com 51 gols em 43 jogos, é o grande nome desse esquadrão, que ainda conta com ótimos jogadores como Thomas Müller, Gnabry, Coman, Kimmich e a grande revelação, Alphonso Davies. O lateral direito Pavard, que conseguiu belíssimas atuações no time titular, é o desfalque do Bayern para essa partida, após se machucar em um treino.

Prováveis escalações de Bayern (vermelho) x Chelsea (azul) - Via: TacticalPad

"À espera de um milagre", o Chelsea tem uma missão bastante improvável na Allianz Arena. Ainda irregular sob o comando de Frank Lampard, os Blues precisam vencer por pelo menos 3 gols de diferença para se classificar, e conseguiram isso apenas quatro vezes durante toda a temporada. Impossível? Não. Mas improvável. Além disso, a fragilidade defensiva assusta, e a equipe tem tomado muitos gols nas últimas partidas. Sofreu 54 nessa Premier League, um número relativamente alto para um clube do "Big Six", o que indica que o forte ataque do Bayern não deve passar em branco no jogo do próximo sábado. Jorginho e Marcos Alonso, suspensos, são os desfalques para essa decisão que os ingleses terão pela frente.


Leia também: https://www.onagaveta.com.br/post/chelsea-tem-sua-pior-defesa-dos-%C3%BAltimos-23-anos


As quartas de final ocorrerão entre os dias 12 e 15 de agosto, e as semifinais nos dias 18 e 19. A grande decisão, marcada para o Estádio da Luz em Lisboa, será disputada 23 de agosto, sem a presença de público. Vai ter muita emoção nessa reta final de temporada!

0 comentário