• Roney Soeiro

O que esperar da Seleção brasileira nas eliminatórias 


  • Na noite desta sexta-feira (09/10), a Seleção brasileira inicia o caminho para a Copa do Mundo de 2022. O jogo contra a Bolívia, válido pelas eliminatórias sul-americanas, será o primeiro jogo da amarelinha depois de quase um ano. Em sua última partida venceu a Coréia do Sul por 3x0.



Foto: CBF.


Após um grande tempo sem jogos, Tite convocou a seleção no dia 18 de setembro e a lista conteve algumas surpresas como Matheus Cunha, do Hertha Berlin, que foi convocado após Gabriel Jesus ser cortado, devido a lesão. E Gabriel Menino, do Palmeiras, foi a maior surpresa da convocação (ainda teremos uma parte especial nesse texto para explicar a convocação dele na lateral direita).

  A última grande lembrança do torcedor é a conquista da Copa América de 2019, quando a Seleção, além de vencer, conseguiu convencer. Com grandes atuações e com um bom desempenho em jogos contra Argentina e Peru, na semifinal e na final do torneio, respectivamente.

Mas também não podemos esquecer o desempenho ruim nos jogos pós Copa América, com empates contra Senegal e Nigéria e derrotas para os mesmos adversários da fase final da Copa América.

  Os números de Tite no comando da seleção impressionam, são 34 vitórias, 10 empates e apenas 4 derrotas em 48 jogos. O treinador gaúcho ostenta um aproveitamento de 77,7% no comando canarinho. Vale lembrar, que Tite assumiu a Seleção nas eliminatórias para a Copa de 2018 e teve um desempenho maravilhoso nos 12 jogos que restavam, ganhando dez deles e empatando os outros dois, saltando assim da sexta colocação para a liderança do campeonato. Foi onde a Seleção teve seu melhor momento na era Tite. Isso mostra que a esperança é de que a Seleção consiga confirmar seu favoritismo com grandes atuações nos jogos das eliminatórias.



O que Tite quer com a convocação de Gabriel Menino?


A grande surpresa da convocação ficou por parte de Gabriel Menino convocado como lateral direito. Mesmo já tendo jogado na lateral pelo verdão, o jovem jogador palmeirense vem tendo boas atuações como meio campista, mas Tite explicou o motivo da convocação em entrevista ao programa "Bem Amigos", do SporTv. Ele disse que quando a Seleção estiver atacando quer que o lateral direito, seja ele, Danilo ou Gabriel, se junte aos meias da seleção, enquanto o lateral esquerdo se juntará à linha de atacantes, formando assim um 2-3-5 em sua fase ofensiva. Se jogar, Menino terá obrigações defensivas como lateral, mas como ele já jogou na posição, espera-se que ele faça um boa partida tanto na defesa, quanto no ataque, onde jogará em sua posição mais costumeira.

Tite também mostrou a imagem abaixo no programa, comparando o posicionamento de 3 lances diferentes para explicar o motivo da convocação de Gabriel Menino e onde ele espera que o lateral direito da seleção jogue. O primeiro lance é o chapéu de Daniel Alves na jogada do gol contra a Argentina na semifinal da Copa América de 2019, o segundo é o lance do gol de Danilo na vitória sobre Coréia do Sul, no último jogo da seleção e o último lance é o gol de Gabriel Menino pelo Palmeiras contra o Bolívar na Libertadores.     


Foto: SporTV.


O Brasil inicia a caminhada nas eliminatórias hoje (09/10), contra a Bolívia na Neo Química Arena, às 21h:30 (de Brasília). E a provável escalação do confronto contém surpresas, o treinador já confirmou Weverton e Douglas Luiz como titulares e também afirmou que caso Neymar não jogue, por conta dos problemas musculares nas costas, quem entra em seu lugar é o rubro negro Everton Ribeiro. Com isso a equipe que deverá entrar em campo é: Weverton; Danilo (Gabriel Menino), Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi; Casemiro, Douglas Luiz; Everton Cebolinha, Coutinho, Everton Ribeiro (Neymar) e Firmino.



Leia Também:


Lampard terá dificuldades em armar o meio campo do Chelsea

https://www.onagaveta.com.br/post/lampard-ter%C3%A1-dificuldades-em-armar-o-meio-campo-do-chelsea


A importância das categorias de base no futebol brasileiro

https://www.onagaveta.com.br/post/a-import%C3%A2ncia-das-categorias-de-base-no-futebol-brasileiro


As cinco principais contratações da Premier League

https://www.onagaveta.com.br/post/as-cinco-principais-contrata%C3%A7%C3%B5es-da-premier-league


0 comentário