NBA está de volta! Temporada 19/20 será finalizada na Disney, Orlando

Liga ainda tem oito jogos de temporada regular a disputar por vinte e duas equipes além de playoffs e finais que se chegar ao jogo 7, acontece no dia 13 de outubro



A Liga de basquete norte-americana (NBA) retorna oficialmente na próxima quinta-feira, 30 de julho. A competição foi paralisada no dia 11 de março por causa do coronavírus, na ocasião, os Bucks (Milwakee Bucks) lideravam a Conferência Leste, enquanto os Lakers (Los Angeles Lakers) encabeçavam a Conferência Oeste. Restam oito jogos para o término da temporada regular, após, ainda haverá playoffs e finais.


A principal liga de basquete do mundo está de volta com campanha que ganhou as mídias nos últimos meses. Foto: NBA/Reprodução/Twitter

A comissão da NBA liderada pelo comissário geral, Adam Silver, em união com os proprietários das franquias, decidiram completar a liga 19/20. Para evitar os riscos de contaminação, uma das alternativas foi levar as equipes para um local específico de modo a criar uma “bolha”. Orlando, na Flórida, foi o endereço escolhido. Lá os jogadores contam com toda estrutura de hotéis, ginásios, preparação e avaliação clínica, devido a ser a sede da Walt Disney World.


Visa Athletic Center, em Orlando, um dos ginásios utilizados na 'bolha' da NBA. Foto: Divulgação NBA

A liga também, através de critérios analisados, limitou 22 equipes a participarem da etapa final da competição (a NBA possuí 30 times ao todo), portanto, oito ficaram de fora. Os critérios utilizados foram os seguintes: os oitos times melhor classificados aos playoffs de cada conferência (Oeste e Leste) mais equipes com possibilidade de classificação. Esses times que ainda estão na briga precisam ter menos de seis vitórias de diferença para o oitavo colocado de cada conferência.


Pelo lado do Oeste as equipes adicionais são: New Orleans Pelicans, Portland Trail Blazers, Phoenix Suns, Sacramento Kings, e San Antonio Spurs. Pelo lado do leste: o Washington Wizards.


Essas equipes se juntam as oito melhores do Oeste: Lakers, Clippers, Denver Nuggets, Utah Jazz, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Dallas Mavericks e Memphis Grizzlies e as oito do Leste: Milwakee Bucks, Toronto Raptors, Boston Celtics, Miami Heat, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets e Orlando Magic.

Play-in


Os times que ficarem na oitava e nona posição terão de disputar um torneio à parte. A liga optou por criar uma eliminatória, denominada ‘play-in’ com intuito de levar um pouco mais de emoção a competição. A qualificação acontecerá se o time ocupante da nona colocação tiver quatro vitórias de diferença para o oitavo, então, para avançarem aos playoffs, oitavo precisa de uma vitória a mais, enquanto o nono terá de vencer duas partidas.

Briga no Leste


O grego Giannis Antetokounmpo é um dos destaques da liga e pode levar o prêmio de MVP (melhor jogador da temporada). Foto: Divulgação

O Milwakee Bucks do grego Giannis Antetokounmpo é o líder e forte candidato a ganhar a Conferência. A franquia de Wisconsin tem uma campanha de 53 vitórias e 12 derrotas, a melhor da liga. No entanto, franquias como Toronto Raptors e Boston Celtics ainda podem crescer ao longo da competição. Vale destacar que a equipe de Boston, atual terceiro colocado, tem tradição e uma camisa pesada, mas sua diferença para o Philadelphia 76ers, quinto, são apenas quatro vitórias, correndo risco de se confrontarem nos playoffs e a franquia de Filadélfia já derrotou o Celtics na temporada.



Briga no Oeste

Do lado Oeste, os times de Los Angeles dão as cartas. LA Lakers de LeBron James, Anthony Davis e companhia é o melhor time da conferência, seguidos por LA Clippers de Kawhi Leonard e Paul George. A tendência é que os rivais locais façam as finais no Oeste, porém, a Conferência ainda conta com Houston Rockets de James Harden que atualmente é quinto com 40 vitórias e 24 derrotas e, também, a franquia Utah Jazz, quarto com uma campanha 41/23 em ascensão.


LeBron James dos Lakers é um ícone e um dos maiores da história no esporte. Foto: Sam Forencich / NBAE / Getty Images

As partidas do “novo normal” da NBA devem ser jogadas em duas arenas no complexo da Disney. Com vários duelos acontecendo em um mesmo dia. Quando chegarem à fase final, devem ocorrer um ou dois jogos por dia. Para segurança dos atletas e seus familiares, todos permanecerão confinados em Orlando. Eles poderão sair para jogar golfe e ir a restaurantes, respeitando o distanciamento social.

Os jogadores têm direito de não jogarem se não quiserem, no entanto, podem não receber da liga se tomarem tal decisão.

0 comentário