• Gustavo Eduardo

Hegemonia do futebol feminino: Lyon conquista sua sétima Champions

O futebol feminino internacional tem um verdadeiro dono. O time do Lyon feminino mostra a consolidação e se torna a grande potência mundial do futebol. Com uma estrutura firme e uma gestão sólida, o time francês conquista sua sétima Champions e vira exemplo para o futebol mundial.


Os títulos e grande sucesso vem pela maneira do presidente, Jean-Michel Aulas, tratar o futebol feminino, nunca te-lo feito como obrigação e sim um prazer, um prazer de ver o time feminino do Lyon levar o nome do clube ao patamar de imbatível. Toda a mídia do futebol tem uma vontade para os times masculinos, mas quando surge um time ao nível do Lyon, capaz até de igualar o feito do Real Madrid masculino na década de 50 e conquistar o pentacampeonato da Champions feminina, o mundo do futebol quer saber os segredos por trás de todo sucesso.

Foto: AFP
" Vou contar um segredo, depois da semifinal, dei a elas um bônus igual ao que foi dado aos meninos depois da Juventus. É um prazer ser presidente desta equipe", diz o presidente Jean-Michel Aulas, lembrando que os dois times do Lyon foram semifinalistas da Champions 19/20, com o time feminino chegando a final e conquistando seu sétimo titulo.

O processo de reformulação do time feminino do Lyon teve inicio em 2008, quando Aulas presenciou um episodio que o time não havia uniformes para trocar no intervalo de um jogo chuvoso. Depois desse triste momento, o presidente providenciou 3 kits completos de uniformes para a próxima partida, além de resolver mudar o modo de ver e gerir o futebol feminino do Lyon.


A partir daquele momento um novo capítulo estava sendo escrito no futebol feminino mundial. O presidente aumentou o salário de suas atletas e começou a formulação de um time campeão, com o claro objetivo de se tornar imbatível internacionalmente. Não demorou muito e a igualdade de pensamento do presidente foi premiada, com o primeiro titulo da Champions na temporada 10/11. O sonho não acabou com a primeira conquista e o Lyon manteve os investimentos, mesmo quando passou 3 temporadas seguidas sem conquistar o maior campeonato europeu, retornando o mais alto lugar do pódio em 15/16, lugar que se mantém até os dias de hoje.


Sabemos da diferença de investimento que existe entre o futebol masculino e feminino, mas podemos mudar essa situação com uma mudança de pensamento, essa foi mudança de chave que o Lyon teve para se tornar o clube a ser batido no futebol feminino.

Foto: Lyon | via Instagram

Leia também:


As 5 maiores goleadas da história do Brasileirão

https://www.onagaveta.com.br/post/as-5-maiores-goleadas-da-hist%C3%B3ria-do-brasileir%C3%A3o


Análise: janela de transferências europeia, quem contratou melhor até agora?https://www.onagaveta.com.br/post/an%C3%A1lise-janela-de-transfer%C3%AAncias-europeia-quem-contratou-melhor-at%C3%A9-agora


5 jogadores que jogam por outras seleções

https://www.onagaveta.com.br/post/thiago-alcantara-e-mais-quatro-jogadores-que-jogam-por-outras-sele%C3%A7%C3%B5es

0 comentário