Depois de dezessete anos SBT retoma futebol

Conheça o passado da emissora com transmissões de jogos


Nesta quarta-feira (15), Flamengo e Fluminense disputaram a final do Campeonato Carioca 2020. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e levou o título. A grande novidade foi a transmissão do SBT. A Globo que possuía um contrato que garantia exclusividade dos jogos rescindiu o contrato com a competição, alegando que houve quebra de acordo na partida entre Fla e Boavista que foi transmitida pela FlaTV.


Através da Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, os clubes mandantes passaram a ter os direitos de transmissão. Baseada nisso, a TV de Silvio Santos negociou diretamente com o Rubro-Negro. A equipe que foi contratada para trabalhar no jogo contou com o narrador Téo José e os ex-jogadores Carlos Alberto e Athirson como comentaristas. Jorginho e Rivelino participaram no intervalo.




Os mais jovens se estranharam com o futebol na telinha do SBT, mas a verdade é que em outros tempos isso era comum. O último campeonato na emissora foi a Copa Ouro, em 2003.

Desde que foi fundada no ano de 1981, o principal objetivo era ter longo alcance, portanto a aposta do canal foi investir em eventos esportivos. Tanto que em 1986, o SBT em parceria com a Rede Record transmitiu a Copa do Mundo, no México.


No ano seguinte, com exclusividade em rede nacional, o canal passou aquela que foi a final do Campeonato Brasileiro. Graças ao imbróglio entre a CBF e o recém-formado “Clube dos 13”, o Brasileirão foi disputado em dois módulos.

Como Flamengo e Internacional se recusaram a participar do quadrangular final, coube a Sport e Guarani realizarem a final. Confira a chamada do SBT para decisão daquele ano:



Afirmação nos anos 90

O SBT foi vice-líder nos índices de audiência dos jogos da Copa do Mundo de 1990. Por conta disso, Silvio Santos anunciou a Copa de 94 no canal provocando a Rede Globo.



Poucos se recordam, mas foi no SBT que a Copa do Brasil foi transmitida pela primeira vez. A competição que dá vaga a Libertadores, não tinha conquistado espaço na mídia até então. A TV contribuiu com a popularização do torneio. Curiosamente, a final entre Corinthians e Grêmio, com vitória do Timão, foi a maior audiência da história da emissora paulista até então, batendo 52 pontos de audiência no Ibope de São Paulo.




Narradores que trabalharam no SBT

Diversos jornalistas esportivos trabalharam na emissora, alguns deles fizeram história. Falando especificamente dos narradores, temos uma lista só com nomes que marcaram o esporte em diferentes gerações: Silvio Luiz; Ivo Morganti; Luiz Alfredo; Osmar de Oliveira; Nivaldo Prieto; Paulo Soares, o Amigão; Paulo Andrade; Dirceu Maravilha e Téo José, que inclusive foi o narrador do Fla-Flu. Confira a final do Rio-São Paulo entre Santos e Flamengo em 1997, na voz do saudoso Silvio Luiz:



Monopólio da Globo e fim do futebol na emissora

Nos anos 2000, o SBT começava a perder espaço no futebol. O canal não transmitiu a Copa do Mundo de 2002, que terminou com o pentacampeonato da Seleção Brasileira. A última grande competição que passou no SBT foi o Campeonato Paulista de 2003. A final entre Corinthians e São Paulo foi um jogão e teve a narração de Dirceu Maravilha. Confira no vídeo:



Depois de longevos 17 anos, a emissora voltou a contar com futebol em sua telinha na noite de ontem. Segundo dados prévios de audiência, obtidos pelo UOL Esporte, o SBT superou a Globo, no início do primeiro tempo da final, registrando 27 pontos no Ibope do Rio de Janeiro. A concorrente, com o JN, marcava 25 pontos. Foi a primeira vez que a Globo foi derrotada na faixa de horário desde 2015.

0 comentário