Corinthians e Palmeiras: Lembre histórias do dérbi

Atualizado: 23 de Jul de 2020

Rivais se enfrentam nesta quarta-feira(22) na volta do Paulistão. Recorde fatos marcantes do confronto


Corinthians e Palmeiras é, sem dúvidas, um grande clássico. Um dos maiores do Brasil e conhecido no mundo. A história do dérbi começou em 6 de maio de 1917. Os dois clubes são oriundos de classe operária. Em 103 anos, os times estão empatados no retrospecto do confronto. São 127 vitórias de cada lado e 103 empates. O timão balançou as redes em 483 oportunidades enquanto o verdão marcou 518 gols.


Clássico entre Palmeiras e Corinthians é sempre um jogo bem disputado Foto: Paulo Whitaker
Clássico entre Palmeiras e Corinthians é sempre um jogo bem disputado Foto: Paulo Whitaker

Mais participações no dérbi


O meia Ademir da Guia, conhecido como “Divino” apelido que herdou do pai, Domingos da Guia é o jogador que mais jogou dérbis. Foram 57 partidas disputadas pelo ídolo palmeirense. Ademir marcou seu nome na história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Um dos grandes nomes da “Academia”, equipe do Palmeiras na década de 70, desfilava classe e belo futebol. Aquele time foi bicampeão brasileiro 72/73 e campeão paulista 72 e 74.

Ao todo, Ademir da Guia fez 901 jogos pelo alviverde com 153 gols e sua despedida, foi uma derrota para o Corinthians por 2 a 0 pelo campeonato paulista de 1977.

Ademir da Guia é um dos maiores jogadores da história do Palmeiras Foto:Acervo/Folhapress
Ademir da Guia é um dos maiores jogadores da história do Palmeiras Foto:Acervo/Folhapress

Maior público


Em dezembro de 1974 a decisão do campeonato paulista levou 120 mil pessoas ao estádio do Morumbi. Na ocasião o Corinthians não vencia um dérbi havia 20 anos e era favorito, o Palmeiras vinha de dois títulos brasileiros nos anos anteriores. No entanto, o alvinegro paulista amargou mais uma derrotados. Aos 24 minutos do segundo tempo, Ronaldo marcou o gol dos palmeirenses e manteve os arquirrivais na fila.


Maiores goleadas


A maior vitória desse jogo cheio de goleadas aconteceu em 1933. O Palmeiras – na época ainda Palestra Itália - aplicou 8 a 0 no Corinthians. Do outro lado em 1982, o time do Parque São Jorge bateu o rival por 5 a 1 com grande atuação do jovem Walter Casagrande que anotou três gols.


Maior artilheiro


Cláudio Pinho, do Corinthians é o artilheiro do dérbi com 21 gols.


Jogos inesquecíveis


Paulista de 1995


Na decisão do Paulistão de 1995, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras. Após o 1 a 1 no tempo regulamentar, com gol de Nilson para o verdão e Marcelinho Carioca pelo lado do timão, o meia Elivélton na prorrogação, decretou o 2 a 1 no placar e a vitória do alvinegro.


Paulista de 1999

O famoso jogo das embaixadinhas ficou marcado. Na decisão daquele ano o Corinthians ganhou a primeira partida por 3 a 0 e no jogo final, o timão saiu na frente com Marcelinho, Evair virou para o Palmeiras, mas Edílson empatou a partida e depois, ficou fazendo embaixadinhas o que gerou uma grande confusão.


Na imagem a famosa embaixadinha de Edílson no Paulista de 1999 Foto:Reprodução YouTube
Na imagem a famosa embaixadinha de Edílson no Paulista de 1999 Foto:Reprodução YouTube

Torneio Rio-São Paulo de 1993


O Palmeiras foi o grande campeão do Rio-São Paulo de 1993. O primeiro jogo foi 2 a 0 para o alviverde com dois gols de Edmundo que foi expulso. Na volta, o 0 a 0 garantiu o título.


Paulista de 1974


O jogo de maior público (120.902) presentes no Morunbi, terminou com vitória de 1 a 0 do Palmeiras com gol de Ronaldo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo