• Gustavo Eduardo

Análise: janela de transferências europeia, quem contratou melhor até agora?

O futebol europeu viveu uma maratona de jogos decisivos e emocionantes com a volta dos jogos depois da pausa causada pela pandemia do COVID-19 e com o fim da temporada 19/20 a janela de transferências começou movimentadíssima com diversos times se reestruturando e grandes craques do futebol mundial mudando de ares. Com isso nós do Na Gaveta analisamos as movimentos do mercado europeu até o atual momento.


Chelsea

Foto: jornalismo_moralizador | via Instagram

Os Blues, foram com todas as forças para o mercado de transferência após cumprir punição imposta pela FIFA devido à contratação irregular de 29 estrangeiros menores de idade. Antes mesmo da pausa causada pelo COVID-19, o Chelsea já havia fechado a contratação do atacante Hakim Ziyech (40 milhões de euros) e durante o período de pausa concluiu a contratação do também atacante Timo Werner (64 milhões de euros).


Apontando seus investimentos para a defesa o Chelsea contratou 3 jogadores para o setor, sendo eles: Thiago Silva (4,8 milhões de euros), Malarg Sarr (custo zero) e Ben Chilwell (40 milhões de euros), com isso o clube chega a cinco reforços e não pretende parar por ai, o jovem alemão Kai Havertz é o grande foco da diretoria e provavelmente o sexto reforço do time, a promessa alemã já realizou exames médicos no clube inglês, que pretende pagar até 100 milhões de euros para contar com o jogador em seu plantel na próxima época.


O Chelsea não investir somente no seu futebol masculino e realizou a maior contratação da historia do futebol feminino, contratando a atacante Pernille Harder pelo valor de 350 mil de euros, valor 658 vezes menor que o maior registrado no futebol masculino.

Análise: o técnico Frank Lampard terá um elenco em suas mãos que nunca teve antes, a filosofia de jogo do técnico foi muito bem vistas em Londres tanto pela diretoria quanto pelos torcedores e agora com os jogadores que o clube contratou e pretende contratar o técnico terá a possibilidade de mudar o patamar do time e voltar a brigar pelos grandes títulos nacionais e internacionais. Com um ataque jovem e veloz e uma defesa que mescla experiencia e juventude o clube chega como um dos favoritos a títulos na temporada 20/21.


Barcelona

Foto: fcbarcelona | via Instagram

Podemos dizer que o clube catalão é o grande da janela de transferência, mas sabemos que todos esses holofotes são devidos a possível e talvez inevitável saída do seu maior ídolo Lionel Messi, mas devido a grandeza do jogador optamos em falar separadamente dos seus possíveis destinos e destinar esse trecho a grande barca que o clube vem sofrendo, vendo grande jogadores deixarem o time e na contra mão possui uma diretoria omissa que responde lentamente, deixando seus torcedores insatisfeitos.


O novo técnico do time catalão Ronald Koeman chegou ao clube com um pensamento de reformulação e já apontou a diretoria nomes que não estão nos seus planos para a próxima temporada, a barca de dispensa é composta por Luis Suárez, Ivan Rakitic, Arturo Vidal, Samuel Umtiti e Ousmane Dembélé, além dos jogadores que já deixaram o clube antes da chegado do técnico holandês que é o caso do brasileiro Artur e do espanhol Marc Cucurella.


No portão de entrada do clube os torcedores não estão vendo a chegada de grandes jogadores. O time catalão não passa por boas condições financeiras e depende da venda de jogadores para a contratação de novos reforços. O bósnio Pjanic foi o primeiro a chegar no clube, que ainda sonha com a chegada do meia campista holandês Wijnaldum e do atacante destaque do time francês Lyon Memphis Depay.


Análise: o Barcelona precisava de uma reformulação, isso é inevitável, mas a saída de Messi mostra que o clube precisa começar praticamente do zero, depois de inúmeros vexames internacionais e a ultima temporada sem conquistar nenhum titulo, o clube catalão precisava mudar e era urgentemente. Koeman chega com a vontade de reformular seu elenco e apresenta a sua vontade de trabalhar com jogadores de sua confiança e que já comandou em antigos trabalhos, mas será que esses jogadores estão a altura de manter o Barcelona no primeira escalão do futebol europeu? Caso projeto "Laranja Mecânica Catalão" não de frutos o que o clube fará com tantos holandeses? Um caminho cheio de duvidas e com seus diversos perigos e eu como um amante do Barça fico com um ponto de interrogação na cabeça sobre o futuro do clube.


Benfica

Foto: eiplus | via Instagram

A maior contratação do Benfica para a temporada 20/21 não vai usar chuteira e sim terno e gravata, muito conhecido dos brasileiros e principalmente dos flamenguistas, Jorge Jesus. O técnico campeão da ultima Libertadores da America chega a Portugal com statos de ídolo e fazendo diversos pedidos para a diretoria.


Baseando-se na sua passagem pelo Brasil o técnico pediu e a diretoria contratou a maioria dos desejos. Como principal reforço Jesus comandará Everton Cebolinha (20 milhões de euros) ex-Grêmio e principal jogador do futebol brasileiro, além de Cebolinho os brasileiros Gilberto (1 milhão de euros) ex-Fluminense e Pedrinho (18 milhões de euros) ex-Corinthians, estarão a disposição do técnico para a próxima temporada. Além dos brasileiros a diretoria benfiquista fez ótimo negocio contratando o zagueiro belga Ventoghen por nenhum custo e por ultimo investiu 16 milhões de euros no jovem atacante alemão Wadschimt.


Análise: O projeto do Benfica é retomar o lugar mais alto da tabela nacional e para isso investiu alto para contratar o técnico dos seus sonhos e fazer o possível para realizar todos seus desejos. Pelos jogadores que contratou e com a esperança de Jesus repetir todo o sucesso que fez no Flamengo e seu histórico de títulos conquistados em solo Português podemos esperar bons frutos para a próxima temporada das Águias de Luanda.



Thiago Alcântara

Foto: Arte Na Gaveta

O melhor jogador da ultima final da Liga dos Campeões da Uefa deseja levar seu futebol para novos campos e o mais provável é Anfield. Depois de 7 ótimas temporadas em Munique o jogador apresentou o desejo de buscar novos desafios e pode levar o time do Klopp ao um patamar ainda maior.


Com a possível sair da Wijnaldum o meia campista brasileiro naturalizado espanhol seria um substituto muito acima do seu antecessor. Thiago iria gerar uma negociação em torno 30 milhões de euros.


Luis Suárez

Foto: Arte Na Gaveta

Um verdadeiro camisa 9, um matador nato, o homem gol que todos os times querem ter, menos para o técnico Ronald Koeman. Suárez já foi informado que não faz parte dos planos do novo técnico do Barcelona e com isso gigantes da Europa já demonstraram seus interesses.


Juventus deseja achar um substituto para Higuaín que já foi informado pelo técnico Pirlo que não faz parte dos planos da Velha Senhora e com isso o goleador uruguaio teria a possibilidade jogar ao lado de Cristiano Ronaldo. Em particular gostaria muito de ver Luisito jogando ao lado do CR7 e poder comparar seu desempenho com os de tempo de Barcelona e Lionel Messi.


Outro interessa no jogador é o PSG o clube vê com bons olhos a possibilidade de unir Neymar e Suárez novamente juntando duas letras do trio melhor trio que eu já vi jogar uma temporada europeia.


Van de Beek

Manchester United | via Twitter

Jogador holandês de 40 milhões de libras e mais novo camisa 34 do Manchester United, depois de ser cobiçado pelo Barcelona e ser o principal alvo do técnico Koeman para sua reformulação no clube catalão, o meia campista resolver seguir viagem para Inglaterra e disputar o maior campeonato do mundo.


Na ultima janela de transferência Van de Beek já havia sido sondado por Real Madrid, mas como o Ajax já havia perdido De Ligt para a Juventus e De Jong para o Barcelona optaram pela permanência o jogador de 23 anos.


Van de Beek é jovem, talentoso e muito promissor, com os companheiros que encontrará em Manchester poderia ditar o ritmo do jogo e desenvolver seu melhor futebol, alem de ajudar o Red Devils reencontrar o caminho dos títulos.


Lionel Messi

jornalismo_moralizador | via Instagram

O maior jogador de todos os tempos (para mim) está no mercado de transferência, pela primeira vez na historia. Difícil acreditar que Lionel e Barcelona não existe mais e que teremos que nós acostumar a ver o ET vestir uma nova camiseta.


Diversos times demonstraram interesses horas depois da maior goleada vivida na carreiro do jogador, mas mesmo com diversas especulações tudo indica que iremos ver novamente a dupla Messi e Pep Guardiola juntos novamente. O Manchester City é o mais provável destino do argentino e só podemos afirmar uma coisa: o City muda de patamar. O clube vem buscando por anos ser campeão europeu, mas nem se quer conseguiu disputar a sua primeira final de Liga dos Campeões, mas agora podendo contar com Lionel Messi em seu elenco o clube pode ter certeza que estará muito mais perto desse feito.


Juventus, PSG, Inter de Milão, Manchester United ou qualquer outro time do mundo (menos do Santos FC) que o argentino resolveu demonstrar seu futebol na temporada terá a certeza que estará contratando o maior camisa 10 da historia do seu clube.



Rumores e confirmações da janela


  • James Rodrigues: quase fechado com o Everton (valor de mercado 32 milhões de euros);


  • Koulibally: especulado no Manchester City (valor de mercado 65 milhões de euros);


  • Upamecano: especulado no Manchester United e no Real Madrid (valor de mercado 45 milhões de euros);


  • Ivan Rakitic: fechado seu retorno ao Benfica (1,5 milhões de euros);


  • Edinson Cavani: especulado no Benfica;


  • Arturo Vidal: especulado na Juventus e Inter de Milão;


  • Héctor Bellerín: especulado no PSG.


Leia também:


Cinco jogadores que fedem a títulos https://www.onagaveta.com.br/post/cinco-jogadores-que-fedem-a-t%C3%ADtulos


Opinião: o início pune. Sempre puniu! https://www.onagaveta.com.br/post/opini%C3%A3o-o-in%C3%ADcio-pune-sempre-puniu


Relembre cinco grandes viradas do futebol na última década https://www.onagaveta.com.br/post/relembre-cinco-grandes-viradas-do-futebol-na-%C3%BAltima-d%C3%A9cada

0 comentário