• Roney Soeiro

5 jogadores europeus que jogaram ou jogam no Brasil

Há alguns anos o futebol brasileiro tem se tornado vitrine para o futebol mundial, com nossos atletas indo cada vez mais cedo para equipes, principalmente da Europa, o Brasil ganhou um rótulo de futebol exportador. Porém, hoje, nós do Na Gaveta, trouxemos alguns craques que fizeram o caminho inverso, que desembarcaram do velho continente aqui no país do futebol.

1 - Juanfran

Vamos iniciar nossa lista de craques com o único que ainda está atuando nos gramados brasileiros, Juanfran. Assim, o espanhol de 35 anos teve uma carreira de grandiosa no continente europeu, após o início sem sucesso no Real Madrid, ele passou por clubes pequenos da Espanha até chegar ao Atlético de Madrid em 2011. Por lá virou ídolo, era titular no time histórico dos colchoneros comandado por Diego Simeone, conquistando a La Liga na temporada 13/14 e chegando em duas finais de Champions. Dessa forma, o craque chegou badalado ao São Paulo em 2019 e até agora já disputou 32 jogos pelo tricolor, revezando entre titular e reserva. 


2 - Fran Mérida

Possivelmente o jogador que menos teve sucesso em territórios brasileiros dessa lista, Fran Mérida é um espanhol que teve status de promessa no inicio de carreira, mas nunca conseguiu demonstrar o futebol que esperavam dele. Por isso, amargou a reserva no Arsenal, clube que o revelou, logo foi jogar no Atlético de Madrid onde também não correspondeu às expectativas. Chegou ao Athletico paranaense em 2013, mas também não conseguiu apresentar o futebol desejado e deixou o clube em 2014, após apenas 16 jogos e 1 gol marcado sem deixar saudades nos torcedores Atleticanos. Voltou a Europa, e hoje com 30 anos atua pelo Osasuna. 


3 - Pablo Marí

O último espanhol da lista é recente e tem conquistas grandes por aqui. Pablo Marí chegou desconhecido do Deportivo La Coruña, em 2019, mas com certeza está nas lembranças mais felizes do torcedor flamenguista, por aqui o craque foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, era titular do time base de Jorge Jesus que chegou a final do mundial. Depois da temporada de sucesso em nosso pais, Pablo Marí se transferiu para o Arsenal da Inglaterra, onde está até hoje.


4 - Seedorf

O maior craque europeu que já jogou em solos brasileiros foi o holandês Clarence Seedorf. Com isso, a estrela mundial teve uma carreira de dar inveja em qualquer um ao jogar nos maiores clubes do mundo como Real Madrid, Ajax e os vizinhos de Milão, Inter e Milan, conquistando títulos de muita expressão, dentre eles 3 Champions Leagues. Desse modo, o super craque desembarcou no Rio de Janeiro em 2012 para assinar com o Botafogo, por aqui o Holandês fez 81 jogos e marcou 21 gols. Além da maestria para jogar futebol, Seedorf também espantou o Brasil pela sua forma física já em final de carreira. Após a aposentadoria aqui mesmo no botafogo, Seedorf virou treinador, mas está sem clube desde que deixou seu último trabalho na seleção de Camarões.


5 - Petkovic

Por último deixamos o europeu mais lembrado pelos torcedor brasileiros, Dejan Petkovíc, ou como é carinhosamente chamado, Pet. O sérvio até começou sua carreira na Europa, chegando a ter uma rápida passagem pelo Real Madrid, mas é pelo que fez em solos brasileiros que Pet é lembrado. O craque acumulou passagens por vários clubes aqui no Brasil, como Atlético Mineiro, Goiás, Fluminense, Vasco e Santos, mas teve grande passagem no Vitória e principalmente no Flamengo, onde é lembrado com muito e como ídolo da torcida rubro negra.


Ao todo Petkovíc fez 487 jogos e marcou 177 gols no Brasil, mas o gol mais importante o flamenguista tem na ponta da língua, o gol de falta contra o Vasco no carioca de 2001 é uma verdadeira obra prima. Ele tem inúmeras conquistas no nosso futebol, contudo, a mais importante foi o Campeonato Brasileiro em 2009 pelo Flamengo. Pet ficou tão querido no Brasil que vive por aqui desde a sua aposentadoria no rubro-negro, tentou a carreira de treinador, mas não decolou e desde de 2018 é comentarista esportivo. 


Leia também:

5 jogadores brasileiros que fracassaram na Europa

https://www.onagaveta.com.br/post/5-jogadores-que-fracassaram-na-europa

5 jogadores que atuaram por dois rivais

https://www.onagaveta.com.br/post/5-jogadores-que-atuaram-por-dois-rivais


Corinthians: Quem será o novo treinador do clube?

https://www.onagaveta.com.br/post/corinthians-quem-ser%C3%A1-o-novo-treinador-do-clube

0 comentário