• João Lamêgo

3 Motivos para acompanhar a última rodada do Campeonato Italiano


Em uma das edições mais equilibradas do campeonato italiano dos últimos tempos - no qual a Juventus foi realmente ameaçada de perder o título -, com confrontos decisivos e de alto nível nas partidas, listamos três motivos para você não perder os jogos e os desdobramentos desta rodada final.


Ciro Immobile: para muitos, a cara do campeonato italiano dessa temporada. / Foto: Getty Images


1) Briga pelo segundo lugar


Com a Juventus já campeã - mesmo não tendo apresentado seu melhor futebol -, o que sobrou de emoção para a reta final do campeonato passou para a disputa de quem será o vice-campeão. Envolvendo a poderosa Inter de Milão (2ª), a excelente Atalanta (3ª) e a surpreendente Lazio (4ª), a disputa pelo segundo lugar está bastante acirrada.


O confronto especial da rodada se dará justamente entre Inter e Atalanta, partida que marcará o embate entre a melhor defesa contra o melhor ataque da competição.


Será um ótimo teste para se ter uma ideia do que a Atalanta poderá aprontar contra o PSG nas quartas de final da Champions League, ainda que o jogo esteja relativamente longe de acontecer (12/08). Veremos o quão sentida será a falta de Josip Iličić na partida.


Pelo outro lado, a forte Inter depende apenas de si mesma para ser a vice-campeã, na esperança de ser mais um dia iluminado de Romelu Lukaku e Lautaro Martínez. No mais, embora ambas as equipes joguem com o sistema de três zagueiros, as propostas de jogo serão diferentes, com a Atalanta sendo mais ofensiva.


A campeã, a situação embolada da disputa de quem será o segundo colocado e os classificados à Liga Europa. / Foto: Globoesporte.com

Enquanto isso, a Lazio pega o Napoli na casa de seu rival, com a vantagem de o time napolitano estar oscilando bastante em seus últimos jogos (igual foi na temporada em geral). Assim como Roma e Milan, o Napoli está garantido para a próxima Liga Europa, já que conquistou a Copa da Itália, então a Lazio - que embalou uma boa fase - pode se aproveitar dessa falta de ambição napolitana na competição para assegurar uma vitória.


E dependerá bastante de Ciro Immobile para isso.


2) Briga pela Chuteira de Ouro


Pegando gancho no primeiro tópico, o segundo motivo para se manter ligado na cobertura do Italiano envolve diretamente o já citado Immobile e o astro Cristiano Ronaldo. Os dois atacantes disputam a Chuteira de Ouro - prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais europeias -, e são os únicos que ainda tem a possibilidade de ganhar.


O goleador da Lazio vive fase mágica em sua carreira, tendo ultrapassado Lewandowski na disputa pela artilharia e possuindo 4 gols a mais que CR7. E embora nunca seja bom duvidar do português, o prêmio realmente deverá ir para Immobile. Foi merecido. Seus até então 35 gols falam por si só.


Immobile conseguiu superar ao menos em números a ótima temporada de Lewandowski. / Foto: B/R Football

3) Briga para escapar do rebaixamento


Talvez o mais emocionante dos motivos.


Após o Genoa ter perdido vergonhosamente na última rodada por 5 a 0 para o Sassuolo e o Lecce ter ganho de 2 a 1 da Udinese fora de casa, a definição do fatal terceiro rebaixado do italiano foi postergada para a última rodada, com Spal e Brescia já encaminhados para a segunda divisão.


O dramático cenário na parte de baixo da tabela. / Foto: Globoesporte.com

O time de Gênova até possui bons nomes - como Lasse Schöne e Goran Pandev -, mas é completamente desorganizado em campo, como bem demonstrou o placar elástico da partida contra o Sassuolo. Terá que repensar seu esquema de jogo para a partida contra o Verona.


Já o Lecce chega em seu jogo contra o Parma como atirador franco. Não depende só de si mesmo, visto que a equipe do Genoa teria que perder ou empatar para ter uma chance, mas com certeza essa combinação de resultados é possível. Vai motivado de sua última vitória e coloca toda a pressão no time de azul e vermelho.


A situação para o Genoa é semelhante com a qual o Aston Villa chegava para se livrar do rebaixamento na Inglaterra, mas nesse caso o descenso seria muito mais vexatório.



Confira a programação das partidas!


No sábado:


13:00

- Brescia x Sampdoria


15:45

- Juventus x Roma

- Atalanta x Inter

- Napoli x Lazio

- Milan x Cagliari


No domingo:


13:00

- Spal x Fiorentina


15:45

- Bologna x Torino

- Sassuolo x Udinese

- Genoa x Verona

- Lecce x Parma

0 comentário