• phvo1998

125 anos de Flamengo, o maior clube do Brasil

Muitos nem leram o texto só pelo título, outros estão aqui com a sua opinião formada e querendo saber o porquê da minha petulância, outros querendo entender os motivos me levaram a afirmar isso e há os flamenguistas, lendo e pensando que já sabem o que vão encontrar, mas estão enganados. O Clube de Regatas do Flamengo, fundado em 17/11/1895, é sim o maior clube do Brasil. Note-se que eu não disse que clube de futebol, de basquete, de vôlei. Eu disse clube, clube poliesportivo. Há 125 anos, após uma reunião no Café Lamas, o Grupo de Regatas do Flamengo foi fundado por seis jovens que eram ignorados pelas moças do bairro que se encantavam por remadores de Botafogo. Querendo ou não, o Flamengo já nasceu para ser o maior, para ser o vencedor. Aqueles jovens jamais pensariam que estavam criando uma potência única, capaz de mexer com multidões e que se faz protagonista em inúmeros esportes.

Em Dezembro de 81... Créditos: CBF

Não, o Flamengo não é o maior clube futebolístico do país. O cargo é ocupado pelo São Paulo e pelo Santos, que juntos somam 6 Libertadores, 5 Mundiais, 14 Brasileiros e mais títulos nacionais e internacionais. Porém, sem dúvidas, além de ser protagonista, o Flamengo está inserido no Top-5. O domínio no Rio de Janeiro é absoluto, tendo mais Libertadores e Copa do Brasil do que os seus três rivais somados. Todavia, em âmbito nacional, ainda disputa a terceira posição com Grêmio e Corinthians.

O Fla de 2019 fez algo que só o Santos de Pelé fez, foi campeão nacional e continental no mesmo ano. Créditos: GE

No vôlei, o Rubro-Negro também não é o maior do Brasil, mas lembremos que a modalidade ficou desativada durante 15 anos, durante o auge da rivalidade entre Rio de Janeiro x Osasco. Antes de retornar em 2017, o Flamengo já havia conquistado um título brasileiro no vôlei masculino e três títulos brasileiros, o último em cima do maior rival Vasco da Gama, no vôlei feminino, sem contar o título sul-americano de 1981. Aliás, o Flamengo foi campeão carioca nas duas modalidades nesse ano de 2020.

Em uma final emocionante, o Fla de Leila e Virna venceu o Vasco e se tornou tri do Brasil. Créditos: UOL

No basquete e nas regatas a situação é outra. Diferentemente dos esportes citados acima, nessas modalidade o domínio rubro-negro no Brasil é sem igual. Demorou muito, mas muito mesmo. Porém, depois do primeiro título brasileiro do clube em 2008, o Flabasquete foi avassalador dentro e fora do país, conquistando títulos e se firmando como um dos maiores do continente. Maior campeão estadual e nacional, campeão continental e mundial. Apesar de insistirem em dizer que Franca é a capital do basquete brasileiro, esse argumento morre quando a cidade jamais conquistou o NBB. No Remo, o Flamengo demorou 18 anos até o seu primeiro título carioca, entretanto depois do primeiro troféu o clube se tornou o maior campeão estadual. No Campeonato Brasileiro, o atual campeão também tem o maior número de taças, se você for unificar todas as categorias como começou a acontecer em 2019.

Em 2014 o Fla foi campeão estadual, nacional, continental e mundial, algo que o futebol jamais conseguiu fazer. Créditos: LNB

Além de tudo isso tem o e-sports, cujo o programa começou em 2018 e chegou a quatro finais consecutivas do CBLOL, quebrando a maldição do vice no ano passado e conquistando o título brasileiro no Rio de Janeiro, e o futebol feminino que também contribuiu para o Flamengo, com o título brasileiro de 2016 e a hegemonia do pentacampeonato carioca entre 2015 até 2019.

Diego Hypolito é uma mais ídolo revelado no Flamengo. Créditos na imagem

Há também tantos títulos e ídolos em outras modalidades, como César Cielo, Diego e Daniele Hypólito, Jade dos Santos, Henrique Guimarães, Xuxa. O Flamengo ainda detém o recorde de ter, pelo menos, um jogador atuando ou revelado na base que foi campeão mundial com Brasil em todos os títulos canarinhos, fora as 17 medalhas olímpicas que atletas do clube conquistaram.

Após ouro em Pequim 2008, Cielo foi para o Fla e conquistou o Brasileiro de 2009. Créditos: GE

Querendo ou não, você terá que aceitar que não há clube no país que tenha um protagonismo, relevância e títulos como o Flamengo tem em tantos esportes. Por isso, definitivamente, o Clube de Regatas do Flamengo é o maior clube do Brasil. 125 anos de uma história riquíssima que tende a se tornar ainda mais vencedora. E como diz o verdadeiro hino do clube, “Tua glória é lutar”.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo